Alunos das 8ªs séries do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Nova Luzitânia de Nova Luzitânia visitam a Aldeia e o Museu Vanuíre no município de Tupã-SP

Data: quinta-feira, 30 de abril de 2015

A Escola Estadual de Nova Luzitânia realizou no dia 15 de abril de 2015, uma excursão com os alunos das 8as séries do Ensino Fundamental à Aldeia e ao Museu Vanuíre no município de Tupã (SP), acompanhados pela Coordenadora Vanda, professora Marielle e professor Adriano.

Na ocasião os alunos por meio de palestra, explicações e interações entraram em contato com a cultura (costumes, língua, tradições) dos grupos indígenas Krenak, Kaingang e Terena e também presenciaram e participaram de suas danças e conheceram seus artesanatos.

A coordenadora Vanda ressalta que “estas visitas proporcionam aos alunos um aperfeiçoamento de seus conhecimentos sobre as culturas indígenas, podendo assim estabelecer comparações com o ontem e o hoje, e reconhecer a importância do patrimônio étnico-cultural para a preservação da memória e identidade dos variados grupos sociais, bem como as suas contribuições significativas na formação do povo brasileiro”.

A visita é realizada anualmente em parceria com a Prefeitura Municipal (transporte) e com a colaboração do munícipe Sr. Sebastião no agendamento com a reserva Indígena.