Do Jovem Agricultor do Futuro pra vida!

Data: terça-feira, 13 de junho de 2017

Do Jovem Agricultor do Futuro pra vida!

O Programa Jovem Agricultor do Futuro é sucesso em Nova Luzitânia, e vai muito além do plantar e colher, recentemente os jovens fizeram uma redação com o tema: O QUE O JOVEM AGRICULTOR DO FUTURO 2017 MUDOU NA MINHA VIDA?

E para alegria dos monitores, instrutores Elton Silva e Madeleini Naves, os alunos, expressaram, através da escrita o que eles já tinham notado na convivência do dia a dia, a mudança de comportamento e o amadurecimento dos envolvidos.

O Programa está sendo desenvolvido pelo quarto ano consecutivo através de parceria entre Prefeitura, através da Divisão de Agricultura e Meio Ambiente, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste) em Araçatuba. Este ano são 35 jovens com idade entre15 a 17 anos que participam do programa.

A Administração municipal agradece SENAR/SIRAN por confiar e trazer por mais um ano o programa na cidade, e parabeniza os instrutores, que diante dos depoimentos, estão desenvolvendo excelente trabalho.

O Jovem Agricultor do Futuro teve início no mês de março e vai até dezembro. As aulas acontecem todos os dias da semana, das 7h às 11h. No início do ano leitvo, os jovens são procurados pelos instrutores na escola e recebem o convite para participarem do programa. Aqueles que interessam fazem a inscrição e recebem certificado de 600 horas ao final do programa.

Pelas redações, os envolvidos expressaram que além de aprenderem uma profissão, estão aprendendo a lidar com seus medos, inseguranças, rebeldias, “estes jovens mudaram na escola, no convívio com os amigos, na vida familiar, enfim, os ensinamentos vão além. Hoje, com apenas 3 meses já estão pessoas melhores e entendem o sentido real de plantar, cultivar e colher bons frutos”, afirmaram os instrutores.

Segue pequenos depoimentos, que provam a mudança real na vida desses jovens agricultores de Nova Luzitânia.

“O Jovem agricultor mudou minha vida, eu era insuportável, hoje eu me tornei uma pessoa melhor.”

“Fazer horta, viagens, manutenção de terreno, na minha vida foi além, aprendi o valor da amizade e união,... o programa e como uma família, que cultivamos diariamente, os instrutores nossos pais, e os alunos nossos irmãos.”

“Eu não reclamo de acordar cedo todos os dias, pois estou com amigos, com uma família, com a família Jovem Agricultor do Futuro”

“Eu e todos os jovens que participam, tem uma sorte muito grande de ter esse programa em nossa cidade, somos privilegiados”

“O programa tem me ajudado a mudar coisas em minha vida pessoal, como ter mais responsabilidade nas coisas que me proponho a fazer”

“Aprendi que ajudar alguém não e oferecer dinheiro, e sim que podemos ser generosos, nunca achar que somos melhor que alguém”

“O Jovem Agricultor muda vidas, para quem está aberto a mudança”

“Através de dinâmicas eu aprendi cuidar melhor dos meus sonhos, e não prejudicar os sonhos dos outros”

“Nunca reclame das coisas que você tem, antigamente nada era oferecido para ninguém”

“Mudou meu modo de ser com as pessoas”

“ Entendi que devo ser mais gentil com as pessoas”

“ Bom dia, boa tarde, boa noite, palavras simples, mas que podem mudar o dia de alguém se dito com verdade”

“ A Colheita de um Jovem Agricultor se dará pelos seus passos no futuro”

“É muito mais que aprender, é uma porta que se abre para nós jovens”

“Antes eu respondia pra todos, tinha resposta na ponta da língua, hoje eu escuto e fico quieta, aprendi a lidar com situações”

“ Mudou minha forma de ver as coisas”

“Se não fosse o programa na minha vida, hoje eu não seria o que sou, Jovem agricultor me tornou uma pessoa melhor”

“Aprendi que temos que olhar com os olhos do outro, respeitar opiniões”

“O programa me ajudou a ter esperança em um futuro melhor”

“Agora eu sou uma pessoa com conteúdos e qualidades”

“Aprender e necessário sempre, programa me ensinou, a saber lidar com problemas pessoais”

“Me fez refletir nos meus erros, e conserta-los”

“Quero ser agrônomo, me identifiquei com o trabalho, e quero dar continuidade nesse aprendizado”

“Me ensinou que a vida não e fácil, quando queremos algo temos que ter forca de vontade, fé e ir a luta”