Projeto Contador de Histórias

Data: sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Projeto Contador de Histórias

Da leitura para vida!

Assim acontece em Nova Luzitânia, crianças incentivadas por uma professora participam de um projeto chamado “Contador de Histórias”, as crianças perdem a timidez e muitos que nem conversavam, conseguem apresentar em praça pública sem errar uma fala se quer.

Há 3 anos a Professora Marcia Regina, desenvolve na escola municipal Jose Augusto Gama de Souza esse projeto, segundo Márcia a vontade de por em prática surgiu de um trauma dela mesma, pois sempre amou ler, mas nunca conseguiu contar as histórias, e em despertar nas crianças o gosto pela leitura, assim levou para sala de aula. Os alunos incentivados por ela começaram a buscar nos livros histórias que passam mensagens, eles leem, e interpretam em forma de teatro, fazem uma “contação de histórias”.

Hoje o Projeto é um grande sucesso, os alunos tem um interesse por descobrir novas histórias para que possam contar, eles tem autonomia para mudar textos, e falas, segundo Márcia há crianças que tinham muita timidez e hoje mudaram de comportamento até em casa com os familiares, e ficaram mais desenvolvidas devido a leitura, o incentivo de contar uma história mostra resultados ainda na escrita, na comunicação, muitos nem escreviam, e hoje após a leitura e interpretação do livro que leem eles relatam na escrita também.

A melhor forma de fazer educação ainda é incentivando os alunos a tomarem gosto pelo conteúdo, sair da mesmice, talvez apenas uma leitura no pátio, debaixo de uma árvore, fazer ele apaixonar-se pelo aprendizado.

Em Nova Luzitânia esse projeto é diferenciado, eles saem caracterizados e contando histórias fazendo a alegria e despertando a admiração de quem tem o prazer de assistir.

Galeria de fotos